Uma marca não é o que você diz que ela é. É o que eles dizem que é.” Essa frase de Marty Neumeier, autor e especialista em branding, resume a importância da gestão de marca, ou branding, para o sucesso de uma empresa. Mas muitas vezes a gestão de marca é confundida com a gestão de marketing, e embora ambas sejam importantes, elas praticam funções diferentes dentro das empresas.
Neste artigo você lerá sobre:
1. Gestão de marca e suas características (Branding)
2. Gestão de marketing e suas características
3. Como a Gestão de Marca e Gestão de Marketing podem se beneficiar mutuamente
4. A importância de um especialista
GESTÃO DE MARCA (BRANDING)
Gestão de marca, ou branding, refere-se a como a empresa é percebida pelo público em geral. Isso inclui elementos como o logotipo, o nome, a identidade visual e a reputação da empresa. A gestão de marca tem como objetivo criar uma conexão emocional com o público-alvo, de modo que a empresa seja vista como confiável, autêntica e diferenciada das outras.
Por exemplo, a marca Apple é facilmente reconhecida pelo seu logotipo da maçã mordida, sua identidade visual minimalista e moderna, e sua reputação de produzir produtos de alta qualidade e design inovador. Tudo isso é elaborado e controlado pela área de marca da empresa.
GESTÃO DE MARKETING
Já a gestão de marketing envolve as atividades que promovem a venda de produtos ou serviços da empresa. Isso inclui publicidade, promoções, pesquisa de mercado, definição de preços, entre outros.
Por exemplo, uma campanha publicitária que promove um novo produto, uma promoção de desconto para os clientes que realizarem uma determinada compra, uma pesquisa de mercado para entender as necessidades e desejos do público-alvo, e a definição de preços competitivos para garantir a lucratividade da empresa.
A gestão de marketing tem como objetivo aumentar as vendas e a fidelidade dos clientes.
TRABALHANDO JUNTAS
Embora a gestão de marca e a gestão de marketing sejam diferentes, elas se complementam.
A gestão de marca cria o reconhecimento da empresa e a fidelidade do cliente, enquanto a gestão de marketing usa esses elementos para promover os produtos ou serviços. Juntas essas gestões podem criar uma imagem forte e consistente da empresa, aumentando a confiança do cliente e gerando mais vendas.
Para que a gestão de marca e a gestão de marketing trabalhem juntas, é importante que haja uma estratégia clara e consistente. É necessário definir a mensagem da marca, como ela será comunicada e quais ações de marketing serão realizadas para promover a marca. Além disso, é importante que a gestão de marketing esteja alinhada com a identidade visual e a reputação da empresa.
A IMPORTÂNCIA DE UM ESPECIALISTA
Ter alguém dentro da empresa que faça a gestão de marca é recomendável para garantir que a empresa tenha uma identidade visual consistente e uma reputação positiva. O responsável pela gestão de marca é responsável por garantir que todas as mensagens e ações da empresa estejam alinhadas com a identidade visual e os valores da marca. Além disso, o gestor de marca é responsável por monitorar a reputação da empresa nas redes sociais e em outros canais de comunicação, identificando possíveis problemas e oportunidades de melhoria. Ter um profissional dedicado à gestão de marca permite que a empresa tenha uma imagem forte e consistente, gerando mais confiança e fidelidade do cliente.
Caso a empresa não tenha a possibilidade de ter um profissional exclusivo para a gestão de marca, a área de marketing pode assumir essa responsabilidade. A gestão de marca é uma parte importante do marketing, e os profissionais de marketing estão em uma posição privilegiada pa
ra entender a relação entre a marca e o público-alvo. Eles podem avaliar a
consistência da identidade visual da marca, bem como monitorar sua reputação nas redes sociais e outras plataformas. Além disso, a área de marketing pode contratar empresas especializadas em gestão de marca, que podem trazer uma visão externa e experiência em trabalhar com outras empresas na área de branding.
Se sua empresa está precisando de um trabalho de branding, fale com a Nortearia.