Naming! Sim, você pode até não conhecer o termo, mas com certeza já conhece a ação por detrás desta palavra. Afinal, quem nunca teve que escolher o nome daquele cachorro fofo que chegou em casa? Ou ainda escolher os nomes dos próprios filhos, tarefa nem sempre fácil. E quando chega a hora de dar um nome para a empresa que estamos criando… daí complica né?
Então o serviço de Naming na área de comunicação é feito para criar um nome (ou conjunto de nomes), seja para um serviço, produto ou projeto, que esteja dentro de objetivos e estratégias da marca, previamente definidos pelo dono da empresa, equipe de marketing ou por uma empresa de branding.
Lembre-se que todo nome gera uma imagem mental na cabeça das pessoas. Como o seu nome vai marcar os seus consumidores?
Quer conhecer mais sobre como escolher um bom nome para sua marca e assim obter uma vantagem competitiva? Neste artigo você verá:
- O processo de criação de naming para empresas
- Dicas de como criar um nome inesquecível
- Checklist para definir de uma vez por todas o nome da sua empresa
O processo de criação de naming para empresas
O Naming é o ativo mais importante de uma empresa. SIM! Pense assim: caso você tenha que mudar tudo na sua empresa, o que mais caracteriza ela e é repetido anos e anos a fio para que todos saibam quem é você? Pronto, o nome. Caso você tenha que mudar o nome do seu negócio depois de 10 anos é praticamente começar do zero!
E o processo de naming não nasce do nada como um passe de mágica ou só “porque eu gostei de como soa esse nome”. É uma tarefa demorada que demanda bastante atenção. Processos devem ser definidos para que o resultado seja condizente com o que a empresa se propõe a oferecer ou ainda como isso será utilizado para comunicar uma ideia para o consumidor.
Dicas de como criar um nome inesquecível
Algumas perguntas nos ajudam a nortear o caminho na criação de nomes/Naming, por isso preste atenção nos seguintes detalhes:
O nome é fácil de entender, ler, escrever?
Do que adianta ter um nome curto mas que toda vez você precisa explicar que é com M, ou ainda com “dois o’s”. Um nome prático é entendido ao ser ouvido uma única vez. Imagine alguém indicando sua empresa para um amigo e a frase surgindo “mas não sei direito como escrever…”. Não é legal, né? 😛
Exemplo: o trabalho de naming feito para empresa Além da Vitrine.
É impactante? Causa curiosidade?
Dependendo da estratégia da empresa, a curiosidade pode ser utilizada como gatilho para o naming. Nomes impactantes instigam o consumidor a querer descobrir mais, ou ainda surgem dando força para a marca.
Exemplo: nosso cliente Deliceria, especializado em bolos e sobremesas
Expressa o propósito da marca?
Primeiro é necessário fazer a lição de casa e entender as estratégias da empresa, missão, valores, essência, personalidade, propósito… só assim o nome vai de fato revelar o que está por trás da empresa e como ela quer se conectar com seu consumidor.
Exemplo: o selo Educação no Futuro, projeto feito para o Senac São Paulo
É um nome não utilizado na sua área de atuação?
Aqui temos questões jurídicas incluídas. De nada adianta escolher um nome que já é largamente utilizado na sua área de atuação. Se alguém já registrou ele então, nem pensar! Faça uma pesquisa no site do INPI para ter certeza que é um nome seguro e que você não sofrerá uma possível ação no futuro.
Pense assim, quando a gente é pequeno não parece um problema ter o mesmo nome da grande loja do outro bairro, porém quando começamos a crescer temos muito a perder ao ter que mudar o nome da nossa empresa. Isso muitas vezes significa começar do zero.
Exemplo: nosso trabalho de naming para o restaurante japonês Saijou
Nome é história, por isso não tenha preguiça de contratar alguém especializado para criar o da sua empresa.
O nome tem outros significados que você desconhece?
Para isso é necessário fazer uma pesquisa com pessoas aleatórias. Geralmente temos respostas surpreendentes que nos trazem insights sobre possíveis ônus e possíveis bônus de nossas escolhas de Naming. Estas descobertas nos ajudam inclusive a direcionar a comunicação visual em um segundo momento.
Exemplo: nosso trabalho de naming para a marca Nutrebem
Checklist para definir de uma vez por todas o nome da sua empresa
Está na hora de checar se o nome da sua empresa passa em todas estas etapas. Vamos começar? Lembre-se sempre de perguntar para pessoas fora do seu círculo pessoal sobre a percepção do nome e melhore a vantagem competitiva do seu Naming.
O nome é o primeiro contato do seu público-alvo com a sua empresa, portanto invista tempo nesta escolha e nas etapas de estratégia e posicionamento. Um nome perfeito é aquele que se conecta do início ao fim da jornada do consumidor com sua marca.
Ficou alguma dúvida? Fale com a gente.
Oferecemos o serviço de naming para a sua empresa começar com o pé direito na sua trajetória profissional.