Planejar uma identidade visual é um passo essencial para qualquer marca que deseja se destacar no mercado. Quando bem elaborada ela envolve elementos que representam a empresa e comunicam sua essência ao público. Vamos explorar o que é necessário saber antes de criar uma identidade visual para garantir que sua marca seja memorável e profissional.
Compreendendo o que é uma identidade visual
Identidade visual é o conjunto de elementos gráficos que representam uma marca. Isso inclui logo, paleta de cores, tipografia e outros componentes visuais que comunicam os valores e a personalidade da empresa.
Componentes principais da identidade visual:
- Logo: símbolo gráfico que representa a marca.
- Paleta de cores: conjunto de cores que a marca usa em seus materiais.
- Tipografia: fontes usadas na comunicação visual da marca.
A identidade visual é diferente de logotipo e branding. Enquanto o logotipo é apenas um símbolo gráfico, a identidade visual é o conjunto completo de elementos visuais. O branding envolve a construção da imagem e percepção da marca no mercado.
Importância da identidade visual
Uma identidade visual forte é crucial para qualquer marca. Ela ajuda no fortalecimento da marca, permitindo que o público a reconheça e lembre-se dela com facilidade. Além disso, proporciona coerência e profissionalismo, essenciais para transmitir confiança e credibilidade.
Elementos de uma identidade visual de sucesso
Logo:
Pode ser apenas tipográfico (utilizando somente texto) ou com texto e símbolo. São apenas diferentes possibilidades e isso não quer dizer que um tipo seja melhor do que o outro.
Deve-se principalmente analisar o mercado em que o negócio está inserido (se existem padrões identificáveis de recorrência para entender quando é interessante fugir ou não de certos padrões), analisar características que se deseja transmitir com este logo, e então ficará mais fácil compreender que tipo de solução é a mais adequada para cada negócio.
Cores:
A psicologia das cores é fundamental na identidade visual. Cada cor evoca emoções e percepções diferentes. Escolher a paleta de cores ideal envolve entender essas emoções e como elas se alinham com os valores da marca.
Tipografia:
A tipografia é crucial na comunicação visual. Fontes adequadas garantem legibilidade e reforçam a personalidade da marca.
Elementos Visuais Adicionais:
Ícones, texturas e padrões adicionam personalidade e diferenciação à identidade visual.
Etapas da Nortearia para Criar uma Identidade Visual
1. ENTENDER: Iniciamos todos os projetos de design com uma imersão no universo da sua empresa, buscando entender a história, valores e visão de futuro da sua marca. Utilizamos entrevistas, questionários e outras técnicas de pesquisa para coletar informações relevantes.
2. OBSERVAR: Estudamos o mercado, criamos moodboards, identificamos padrões e entendemos quando é inteligente quebrá-los para algo mais inovador. Analisamos a concorrência, o histórico da marca, conversamos com o público-alvo e com especialistas para enriquecer o olhar e fazer escolhas assertivas para o projeto.
3. DEFINIR: Uma boa agência de branding e design mergulha para identificar os diferenciais da empresa. Traduzimos e evidenciamos o propósito da marca, sua personalidade e tom de voz. Entregamos um manifesto da marca e creative headlines que podem ser utilizados para que seus valores fiquem na memória e coração de quem é fundamental para o seu negócio.
4. CRIAR: Nesta etapa, transformamos o intangível em realidade, por meio do design e da criação. Nosso principal objetivo sempre é aliar comunicação com propósito, em um equilíbrio perfeito que faça os olhos brilharem e que estejam alinhadas com as diretrizes estipuladas anteriormente. Design de qualidade, surpreendente e, o mais importante, cumprindo os prazos acordados.
5. DESENVOLVER: Aqui evoluímos a identidade visual para o projeto de branding ser completo: packaging design, materiais de comunicação/lançamento, fotografia e muito mais. Com expertise para projetos online e offline, nosso conhecimento de produção gráfica/digital ainda auxilia a pensar em soluções que considerem criações com custos mais adequados a cada caso.
6. FINALIZAR: Estruturamos todo o sistema de comunicação da marca em um manual, criando hierarquias, usos corretos e incorretos, padronização e organização de todos os elementos da identidade visual. Estabelecemos os parâmetros necessários e oferecemos workshops para que as diretrizes fiquem claras para toda equipe envolvida, fortalecendo a sua comunicação e garantindo coerência em todos os pontos da sua marca.
Erros comuns a evitar ao criar uma identidade visual
Ao criar uma identidade visual, é fácil cometer erros que podem comprometer a eficácia da comunicação da marca. Evitar esses erros é crucial para garantir que sua marca seja clara, coerente e impactante.
Excesso de complexidade:
Muitos elementos, cores e fontes diferentes podem confundir o público e diluir a mensagem da marca. Zelar pela legibilidade e entendimento da mensagem, ajuda a transmitir a mensagem de forma mais eficaz.
Falta de coerência:
Usar diferentes logotipos, paletas de cores ou estilos de tipografia em materiais diversos pode criar uma experiência desconexa para o público. A consistência nos elementos visuais fortalece o reconhecimento da marca e cria uma impressão profissional.
Ignorar o público-alvo:
Ignorar as preferências, expectativas e necessidades do público pode resultar em uma identidade visual que não ressoa com os consumidores. Realizar pesquisas e entender o perfil do público ajuda a criar uma identidade visual que se conecte com eles.
Não testar a identidade visual:
Antes de finalizar a identidade visual, é importante testá-la em diferentes contextos e formatos. Ver como os elementos visuais funcionam em mídias impressas, digitais, grandes e pequenas escalas garante que a identidade seja versátil e eficaz em qualquer situação.
Subestimar a importância da psicologia das cores:
Escolher cores sem considerar seus significados e efeitos emocionais pode enviar a mensagem errada ao público. É importante selecionar uma paleta de cores que se alinhe com as características essenciais e a personalidade da marca.
Negligenciar a tipografia:
Fontes inadequadas podem comprometer a legibilidade e não transmitir a personalidade desejada da marca. Optar por fontes que complementam o estilo da marca e garantam uma boa leitura em todos os formatos é essencial.
Garanta que sua marca seja memorável
Criar uma identidade visual bem planejada é vital para qualquer marca. Ela garante reconhecimento, coerência e profissionalismo, elementos essenciais para o sucesso no mercado. Se precisar de ajuda para criar ou refinar sua identidade visual, conte com os profissionais da Nortearia para transformar sua visão em realidade.